Saúde e energia com prazer!

Mudanças na comercialização da banana

 
Postado em 16/12/2011

 

Janaúba (MG), 25 de novembro de 2011.

 

Prezados Produtores e Parceiros,

 

            O aumento da competitividade do agronegócio está na capacidade dos agentes produtivos absorverem os avanços necessários à modernização dos diversos elos da cadeia produtiva para o fortalecimento do setor. E neste sentido comunicamos aos associados e ao público em geral que a partir do dia 12/12/11, a ABANORTE adotará a cotação da banana prata e nanica por kg.

            Esta decisão foi tomada na reunião do Conselho Diretor desta entidade e tem como objetivo contribuir e incentivar a profissionalização de toda a cadeia produtiva desta importante fruta que impulsiona a economia local através da geração de emprego, renda e oportunidade de novos negócios.

            Ao longo de 17 anos a cotação e informação do preço da banana, tomou como referência a caixa de 22 kg que representava o maior percentual de embalagem comercializada na maior parte desse período. Contudo, o mercado atual opera também com caixas plásticas de 15 kg e 16 kg, ou seja, não mais razão para vincular a cotação da banana à caixa de 22 kg e a permanência desse tipo de embalagem como referência para a cotação nos dias de hoje tem contribuído para a concorrência desleal entre as empresas na comercialização das frutas nos principais centros consumidores, pois se observa, nas caixas de 22 kg, uma variação de peso acima dos valores aceitáveis prejudicando produtores e comerciantes que tem atuação mais profissional.

Além disso,     aproveitando a oportunidade, informamos que foi estabelecida a variação máxima de peso causada pela desidratação da fruta em 5% do peso, número este obtido em pesquisas oficiais.

            Com esta medida, a ABANORTE contribui fortemente para que a competição entre as empresas que atuam no setor seja justa e sustentável para o bom andamento dos negócios, que o produtor rural venda a sua fruta também de maneira justa, enfim, que toda a cadeia evolua para uma atuação cada vez mais profissional e integrada com as tendências de mercado e necessidade do consumidor final.

            Contamos com o apoio de todos.

            Nosso compromisso é promover a fruticultura!

           

Atenciosamente,

 

Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas – ABANORTE

Associação dos Compradores de Frutas do Norte de Minas - FRUCOM

    Voltar


FRUTVALE - SAÚDE E ENERGIA COM PRAZER Principal | Contato | Cadastro
Rua: Augusto de Lima, 12 Tel.: (38) 3821-6969 ou (38) 3821-1501 - Bairro Dente Grande - Janaúba/MG